Filmes

Lançamentos

3 Obás de Xangô | 16/10 - 13h30 - Cineteatro (Casa Anísio Teixeira)

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

DURAÇÃO: 77 minutos

O filme gira em torno da amizade incondicional de Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, artistas que foram os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até os dias de hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram ‘um modo de estar no mundo’ dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram a partir deles.

FICHA TÉCNICA

Direção: Sérgio Machado | Roteiro: Sérgio Machado, Gabriel Meyohas, André Finotti e Josélia Aguiar | Produção: Diogo Dahl (Coqueirão Pictures) | Produção Executiva: Maria Fernanda Miguel | Distribuição: Gullane | +Coprodutoras: Globo Filmes, Globo News e Janela do Mundo | Coprodução: Claudia Lima | Direção de fotografia: Toca Seabra | Montagem: André Finotti | Som: Priscila Alves e Dudoo Caribe | Trilha sonora: Dorival Caymmi


O Boi de Idalino: uma lenda caetiteense | 16/10 - 19h - Cineteatro (Casa Anísio Teixeira)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 40 minutos


Mostra de Filmes - produção audiovisual UNEB/Campus VI

Comunidade João Barroca: cultura e memória | 15/10 - 19h - Cine Sertão (Praça da Catedral)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 44 minutos

Este filme é produto da Pesquisa de Mestrado de Nadir de Souza Lédo Aguiar, sob a orientação do Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento, com o tema: "Na minha comunidade não tem nada, é um fim de mundo!": história local, patrimônio e memória da comunidade de João Barroca”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade - PPGELS - UNEB Campus VI. Conta a história da Comunidade João Barroca na zona rural de Caetité-BA e divide-se em 4 capítulos: História e memória; Festejos e comemorações; Trabalho e organização social; Artistas do lugar.


Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Nadir de Souza Lédo Aguiar

Heranças do sertanejo: entre muros e lembranças – O Casarão de Ibiassucê | 1/10 - 19h - Cine Sertão (Praça da Catedral)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 10min28s

Ano: 2025

Este vídeo é produzido como trabalho final da disciplina Laboratório de Ensino de História V, ministrada pelo Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento. A produção destaca a importância cultural e simbólica do casarão do século XIX localizado em Ibiassucê (BA), por meio de imagens e depoimentos, especialmente da atual donatária Eliane Andrade, geógrafa formada pela UFBA. O trabalho propõe uma reflexão sobre memória, identidade e patrimônio histórico local. Trabalho final da disciplina Laboratório de Ensino de História V (2025.1).


FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Lavinnya Gomes Teixeira Oliveira, Alanda Carneiro Batista e Rosiane Hozana Sousa Oliveira

Mutans: Lugar de Espera | 16/10 - 19h - Cine Sertão (Praça da Catedral)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 7min52s

Ano: 2025


O documentário Mutans: Lugar de Espera apresenta um olhar sensível e informativo sobre o distrito de Mutãs, localizado no município de Guanambi, na Bahia. A produção percorre diferentes aspectos da vida local, abordando temas como saúde, educação, lazer e pontos turísticos que compõem a identidade desse território. Por meio de entrevistas e imagens do cotidiano, o documentário busca valorizar a trajetória de Mutãs, destacando sua importância cultural e social dentro do contexto regional. É uma viagem que revela não apenas o passado e as transformações do distrito, mas também os desafios e as potencialidades que marcam o presente de sua comunidade. Trabalho final da disciplina Laboratório de Ensino de História V (2025.1).


FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Ana Beatriz Domingues Pimentel, Andrew Lavie Novais Santos; Líslei Souza Duarte

O sertão que ensina: MASB e a transformação na vida de estudantes | 16/10 - 19h - Cine Sertão (Praça da Catedral)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 6 min

Ano: 2025


No coração do Alto Sertão da Bahia, onde a seca teima em desenhar a paisagem, floresce uma história de resiliência e conhecimento. "O Sertão que ensina" revela a surpreendente jornada do MASB – Museu do Alto Sertão da Bahia, nascido da inquietação de uma comunidade que se recusou a perder sua própria história. Prepare-se para conhecer um museu que escuta, acolhe e transforma. Trabalho final da disciplina Laboratório de Ensino de História V (2025.1).


FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Camile Eduarda Guimarães, Rick de Jesus Santos e Yan Gomes da Silva

Caetité, BA: a casa, o arquivo e os caminhos de Alfredo | 16/10 - 19h - Cine Sertão (Praça da Catedral)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 15 min

Ano: 2025


Este documentário mergulha na rica história de Caetité-BA, explorando a questão patrimonial da cidade com ênfase no Arquivo Público Municipal e a Casa do Professor Alfredo José. Além disso, destaca a vida e legado do próprio Professor Alfredo, uma figura negra de grande importância na história da cidade. Vamos entender qual foi o papel deste professor na história da educação de Caetité e entender como a cultura patrimonial vem sendo tratada. Trabalho final da disciplina Laboratório de Ensino de História V (2025.1).


FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Danrlei Teixeira, Maísa Rodrigues e Tamires Couto

Leocádia: entre o crime e o culto | 16/10 - 19h - Cine Sertão (Praça da Catedral)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 7min10s

Ano: 2025


Em um sertão marcado por fé, memórias e disputas, a história de Leocádia atravessa gerações como mistério e devoção. No coração da antiga Vila

de Beija-Flor, atual Guanambi - BA, ecoam duas narrativas opostas sobre essa jovem do século XIX: para muitos, uma moça pura, mártir e santa popular; para outros, uma prostituta, marcada pela vergonha e pelo esquecimento. O documentário apresenta essas versões conflitantes, revelando como os interesses políticos e econômicos da poderosa família Dias Guimarães, influente na formação da cidade, moldaram e silenciaram memórias. Em uma trama onde fé popular, poder local e violência de gênero se cruzam, "Leocádia: entre o crime e o culto" convida o espectador a refletir sobre quem construiu as narrativas e a quem elas servem. Trabalho final da disciplina Laboratório de Ensino de História V (2025.1).

 


FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Caline Barros, Luana Andrade e Maria Clara Silva