O projeto “Memorial de Saberes e Fazeres Populares”, iniciativa da Fundação Anísio Teixeira, através da Casa Anísio Teixeira, é um dos projetos selecionados pela Secretaria de Cultura do Estado para ser desenvolvido no âmbito do Programa “Mais Cultura – Ponto de Cultura”, do MINC (Ministério da Cultura), tendo como proposta resgatar e registrar a diversidade cultural do Sertão Produtivo.
O Projeto almeja a recuperação e a preservação da memória regional, ao mesmo tempo em que propõe como dinâmica o seu despertar, possibilitando a reconstrução de recordações e vivências da infância, presentes nos contos infantis, na culinária da vovó, nas brincadeiras e cantigas de roda, nas danças e reisados, nos “saberes e fazeres”, nos “causos” dos mais velhos. É um convite à comunidade, a relembrar e em muitos casos a conhecer o nosso fazer cotidiano.
Voltado para pessoas, grupos ou comunidades que trabalham com as expressões das culturas populares, valoriza os “artistas”, identificando-os e cadastrando-os como “mestres populares”, criando um banco de dados a partir de documentários (vídeo, imagem, áudio e registros escritos) dos “saberes e fazeres” de nossa cultura.
Em Encontros Culturais Temáticos denominados “Santos de Casa”, os “mestres populares” e as diversas manifestações culturais identificados serão apresentados à comunidade. O Ponto de Cultura contribui para o fortalecimento do processo de desenvolvimento sociocultural da região e estimula a clientela da Casa Anísio Teixeira, em especial os alunos das redes oficiais de ensino, a desenvolver habilidades para percepção da sua cultura, através do oferecimento de oficinas/cursos de capacitação, em que estimula o repasse das informações obtidas, por meio dos mais velhos, para os jovens, bem como de conhecimentos sobre as artes e os saberes adquiridos e acumulados em suas vivências.
No intento de registrar valores culturais da região, a Casa Anísio Teixeira espera contar com o apoio e a parceria da comunidade para identificação dos seus “mestres populares” e manifestações culturais, visando à alimentação de um banco de dados com a memória cultural do Sertão Produtivo.
Objetivos:
- Criar um banco de dados de “manifestações” e “mestres populares” da cultura regional;
- Promover Encontros Culturais denominados “Santos de Casa”, envolvendo “mestres populares” e a comunidade regional;
- Fornecer subsídios aos “mestres populares” e “artesãos” em oficinas e cursos, visando à sua melhor capacitação;
- Desenvolver exposições e feiras culturais;
- Produzir documentos sobre as manifestações culturais observadas (em vídeos, imagens, voz e registros escritos).
Áreas predominantes
Cultura Popular:
- Tradição oral
- Artesanato
- Manifestação artística
- Ervas e curas tradicionais
Culinária Pensamentos e Memória: Acervos/Centro de Memória