Grupos Residentes

NÚCLEO DE ARTES CÊNICAS

A Casa Anísio Teixeira, é residência da Trupe dos Dobradores de Arte, desde março de 2007, ano de sua fundação. O Núcleo de Artes Cênicas da Casa Anísio Teixeira começa a se consolidar a partir do surgimento de outros grupos no ano de 2017, após concluído o Curso de Capacitação de Agentes Culturais na Área Teatral realizado pela Casa Anísio Teixeira; do curso formaram-se companhias de teatro que se encontravam sem residência para realização de suas atividades cotidianas de ensaios e correlatos. Sendo a CAT, a instituição promotora do curso que foi o propulsor da formação de novos grupos de teatro, estes solicitaram abrigo na Casa, onde desfrutam de estrutura técnica e possibilidades de capacitação.

O Núcleo é composto atualmente pelos seguintes grupos de teatro: Dobradores de Arte a Trupe (residente veterano), Coletivo Dupla de Dois, Cia Art’Manha, Cia ContraCapa e PalhaçaCia. O Núcleo também é composto por um grupo de dança contemporânea a Cia Ôcotô.

Em contrapartida a residência, os grupos realizam espetáculos artísticos e oficinas para o público que freqüenta a CAT.

Art’ Manha

A Cia de teatro Art’Manha reside na Casa Anísio Teixeira. Constituído por 6 jovens, apaixonados pelo fazer teatral, sempre buscando novos caminhos para fazer acontecer a arte de maneira única e inovadora, trabalha o novo dentro do espaço cênico e sua maior característica é trazer o público para compartilhar esse espaço participando diretamente dos espetáculos. Busca através do teatro estabelecer relações sociais e culturais com a comunidade. Apesar de não ser um grupo antigo, possui uma carga de atores de alto nível de capacitação em várias linguagens da arte como: dança, artes plásticas, possui atrizes certificadas em curso de capacitação para agentes culturais na área de teatro e busca sempre enriquecer essa carga profissional com sua participação em oficinas, projetos de circulação, mostras sempre que possível. Surgiu no CETEP (Centro Estadual Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo) com alunos e não alunos do CETEP entre 2012 e 2013 e estreou seu primeiro espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” no ano de 2013. Possui 4 espetáculos na bagagem dos quais 2 estão ativos e com data para estrear seu quarto espetáculo que promete revolucionar a história do grupo. 

Contato do Grupo: Jardel Lobo – (77) 99104-6603

_______________________________________________________

Cia ContraCapa

A “Cia ContraCapa” foi fundada em meados de julho de 2014, depois de muitas conversas entre a atriz Bruna Carvalho e o diretor Nando Dias que há anos buscava um casal de atores para montar o espetáculo, “Arlequim e Colombina”, da autora Gabriella Slovick. Logo o ator Guilherme Bipolare e a maquiadora e figurinista local, Tally Gaia, também uniram-se ao grupo, apaixonados pelo texto. Os artistas já trabalhavam com teatro na cidade de Caetité e passaram pelo “CURSO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS NA ÁREA TEATRAL” realizado pela Casa Anísio Teixeira em parceria com a Renova Energia, além de oficinas de iniciação de Clown com João Lima e Diana Ramos, através do PROJETO SERTÃO PALHAÇO, contemplado pelo Edital da SecultBA em 2013.

O objetivo inicial da Cia, era montar espetáculos com os quais pudessem realizar intervenções artísticas em qualquer espaço, chegando, instalando-se e retirando-se rapidamente, pegando o público totalmente de surpresa. Com o perpassar das apresentações o objetivo mudou, graças a abordagem contida nas entrelinhas do texto: A violência física e psicológica contra a mulher. Aos poucos, o Grupo foi buscando estudar a temática e elevou o espetáculo ao formato de bate-papo, uma maneira extraordinária de unir arte e educação.

Em 2016, a Cia ContraCapa dá um grande salto, adentra a REDE DE TEATRO DO VELHO CHICO, após apresentar o espetáculo “Arlequim e Colombina” na II Mostra de Teatro, realizada pela Rede em Bom Jesus da Lapa, fortificando o trabalho do grupo e traçando novas metas, além de começar a fazer parte do “Núcleo de Artes Cênicas da Casa Anísio Teixeira” em Caetité-BA e no ano de 2017 inicia a disseminação de oficinas em nome do Grupo, do núcleo e da Rede, afinal: “O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR!”

Contato do Grupo: Bruna Carvalho – (75) 98800- 0899

_______________________________________________________

Cia Ôcotô

Criada em 2015 na cidade de Caetité, a Cia de Dança Contemporânea Ôcotô é composta por jovens em sua maioria oriundos do “Projeto Arte e Eu” fomentado pela Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e Turismo de Caetité – SECELT. A Cia em suas apresentações expressa através da linguagem corporal e artística questões relacionadas à identidade dos integrantes e a identidade do território. Nossa companhia é composta por: Géssica de Brito Silva, Luarlley Araújo Souza, Lucivan dos Santos Oliveira, Tais Pereira de Morais, Jardel Alves Lobo e Itamara Dourado.

Durante nossa caminhada, um dos contatos estabelecidos foi com a capital de nosso Estado. O grupo tem integrantes formados como multiplicadores de dança contemporânea, devido ao curso ministrado pela professora da FUNCEB, Patrícia Leitão e das oficinas com Lícia Morais do corpo de Ballet do Teatro Castro Alves de Salvador, Bahia.

Promovendo a arte e se mantendo em produção, a Cia reside, num dos principais espaços culturais de Caetité, a Casa Anísio Teixeira. Participando de seu núcleo de artes cênicas e realizando eventos autorais. Se fazendo presente no calendário festivo da cidade, participamos de algumas edições do Barracão Cultural, espaço dedicado aos artistas locais na Festa de Sant’Ana. No ano de 2017, o município recebeu a III mostra de Teatro do Velho Chico. Fomos o primeiro grupo de dança a participar do evento, com o espetáculo: “Flor D’água”. Estabelecendo conexões com cidades circunvizinhas. A Cia se fez presente no II Festival Regional de Dança de Igaporã, ficando na primeira colocação da premiação com sua apresentação.

_______________________________________________________

Coletivo Dupla de Dois

O Coletivo Dupla de Dois surgiu em 2015, com o intuito de apresentar e produzir espetáculos de palhaçaria, como forma de fomento a arte do clown no território Sertão Produtivo. De lá pra cá, o grupo tem realizado oficinas de palhaçaria, montado e apresentado diversas intervenções de palhaço pelas praças, escolas e espaço que couber. Formado inicialmente pela dupla de palhaços Pequinês (Bruna Carvalho) e Fora Rota (Waldisney Matinga), hoje integra o Coletivo os palhaços Fora Rota e Dindonetta (Tally Gaia). O Coletivo busca chegar cada vez mais nos cantinhos mais escondidos e de difícil acesso, a exemplo das comunidades do campo, onde os eventos culturais e apresentações artísticas tem maior dificuldade de chegar!

Contato do Grupo: Waldisney Matinga (77) 99903-1130

_______________________________________________________

Dobradores de Arte – A Trupe

Fundada em 20 de março de 2007, a Trupe dos Dobradores de Arte, vivencia o teatro como mecanismo reflexivo e busca a possibilidade de observar, de sentir, de imaginar, de criar e de estabelecer relações sociais e culturais com a comunidade. O Grupo reside na Casa de Anísio Teixeira, onde desfruta de estrutura física e técnica, além de desenvolver atividades de formação para comunidade. Os Dobradores trabalham com a estética do teatro popular, sempre bebendo pelos elementos vivos da cultura sertaneja, somados outras vezes com clássicos do teatro mundial.

No repertório do grupo há nove espetáculos: “Pendengó” (2007), “Camillo de Jesus Lima: do cordel ao soneto” (2008), Entre em Beco e Sai em Beco – (2009), de autoria do grupo, “Os Saltimbancos” de Chico Buarque (2009), “A Cicatriz” de Luís Sergio Ramos (2011) e “As Valentias Do Amor” de Diana Ramos (2012), “O Avarento” Jean Baptist Molièrie (2013/2015), “História de uma Caixola” Ilma Nascimento (2013/2015), “Vô Doidim e a Batalha Final” Nanna de Castro (2016/2017). A espacialização da Trupe ficou perceptível em alguns municípios baianos, como Caculé, Brumado, Salvador, Ibiassucê, Igaporã, Ituaçu, Igatu – Andaraí, Feira de Santana, Guanambi, Jequié, Bonito, Riacho de Santana, Contendas do Sincorá, Guajerú, Ibotirama, Rio do Pires, além de Caetité e seus distritos, onde se fez presente em encontros culturais e/ou realizando apresentações e/ou oficinas teatrais.

Contato do Grupo: Nando Dias – (77) 99988-6510

_______________________________________________________

PalhaçaCia

Criado em agosto de 2018, o PalhaçaCia é formado pelos palhaços Sabuco (Jardel Lôbo) e Graveto (Jaine Alecrim), que atuam na cidade de Caetité interior da Bahia e onde lhes couber mais, com espetáculos e esquetes clowns que engloba teatro, dança, acrobacias, malabarismos no estilo mágico dos palhaços. 

Em menos de um ano de surgimento, o Palhaçacia, ávidos pelo desejo de viver de arte no interior e disseminar arte da palhaçaria, em um ano de atuação acumula o número de 22 apresentações em 7 cidades, 1 distrito, 7 escolas e com mais de 3.000 expectadores prestigiando seu trabalho. O grupo também participou de mostras de teatro como a V Mostra de Teatro da Rede Velho Chico e recentemente retorna da cidade de Ilhéus após realizar 2 dias de apresentações na Tenda Teatro Popular de Ilhéus um dos mais conhecidos da Bahia onde já passaram grandes grupos brasileiros.

Praça da Catedral, nº 57, Centro
CEP 46400-000
Caetité-BA

Email: casaanisioteixeira@yahoo.com.br
Tel/Fax: (77) 3454-2313

background